Notícias

I Fórum Inter-Hospitais de Sepse - 20/07/2016

Evento acontece no HEG e promove a implantação do Protocolo de Sepse                                                      


O Hospital Erasto Gaertner sediará, no dia 29 de julho, o I Fórum Inter-Hospitais de Sepse, encontro que busca discutir novos critérios da síndrome, definidos no início deste ano, e promover a troca de experiências sobre as adversidades práticas durante a implantação do Protocolo de Sepse em diferentes instituições do Paraná.

A sepse é uma síndrome clínica caracterizada por uma resposta exacerbada frente a uma infecção bacteriana. Essa resposta desregulada pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos do corpo humano com consequente aumento de morbi-mortalidade. A identificação precoce da sepse e sua respectiva terapêutica, possuem um importante impacto na diminuição da mortalidade nos hospitais.

O evento é voltado a profissionais de saúde, diretores e gerentes hospitalares e, também, profissionais da área de tecnologia da informação – responsáveis pela implantação do Protocolo de Sepse dentro de uma instituição de saúde. Na programação, constam diversas palestras e debates, entre eles: “Protocolo de Sepse: Uma Abordagem Prática”, com o Dr. Luiz Ricardo Dalbelles, médico asssitente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e diretor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Isabel.

Segundo o Dr. Hugo Morales, responsável pelo Serviço de Infectologia e pelo Serviço de Médicos Hospitalistas do Erasto Gaertner, a identificação precoce da sepse possui um importante impacto na diminuição da mortalidade por essa síndrome. “A sepse é uma síndrome clínica que ocorre quando substâncias químicas usadas no combate de uma infecção bacteriana resultam em inflamações pelo corpo, afetando o funcionamento de órgãos e até mesmo levando à morte. Quanto mais cedo detectada, maiores são as chances de sobrevida”, completa Morales.

“A implantação do Protocolo possibilitará a identificação precoce dos pacientes que necessitam de maiores cuidados, muitas vezes impedindo a evolução para disfunções orgânicas e eventual óbito”, diz. Para o médico, é importante para uma instituição como o Erasto Gaertner sediar o evento, pois demonstra o compromisso com a contínua melhora da qualidade assistencial ao paciente.

As inscrições para o I Fórum Inter-Hospitais de Sepse são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: ccih@lpcc.org.br. O evento acontece das 08h às 12h30, no Auditório I, do Hospital Erasto Gaertner.