O Instituto de Bioengenharia orientou equipe assistencial do Hospital São Lucas
O Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG), único fabricante de produtos para saúde genuinamente nacional e importante unidade do Hospital Erasto Gaertner, realizou, no dia 28 de outubro, um treinamento para enfermeiros do Hospital São Lucas, em Curitiba. A enfermeira Ketlin Carla Wolcoff Simião ministrou o conteúdo, cujo tema principal foi o cateter totalmente implantável de titânio, sua indicação, implantação e principais cuidados.
O IBEG é o único fabricante no Brasil de cateter totalmente implantável feito 100% de titânio, conhecido como Life Port. O sistema é indicado para pacientes que necessitem realizar punções frequentes dos vasos sanguíneos, para infusão de medicamentos, fluidos, hemoderivados e nutrientes. O titânio é o produto mais compatível com o tecido humano, oferecendo menores chances de reações adversas durante o seu uso.
O treinamento, realizado em parceria com a Distribuidora Endocirúrgica, proporcionou aos profissionais da equipe assistencial que participaram do evento a possibilidade de praticar a punção do cateter em modelos simulados e entender melhor a importância da técnica correta para prevenção de infecções. De acordo com Ketlin Simião, é um grande avanço perceber que instituições de saúde como o Hospital São Lucas possuem iniciativas de profissionalizar seus colaboradores.
“É o momento dos enfermeiros discutirem a formação de times de acesso vascular em hospitais. O acesso vascular é um procedimento essencial no tratamento hospitalar. A infusão de medicamentos precisa ser feita com técnicas mais efetivas e especializadas, trazendo cada vez menos transtornos aos pacientes, como o desconforto com o procedimento e até mesmo complicações graves, como a infecção”, finaliza a enfermeira.
Saiba mais sobre o IBEG e seus produtos, clicando aqui.