Notícias

Juntos Prevenindo e Controlando a Infecção Hospitalar - 01/03/2018

Projeto tem objetivo de qualificar a equipe de enfermagem no combate à infecção                              


Na tarde desta quinta-feira (01), a Coordenação Geral do Hospital Erasto Gaertner apresentou o projeto de formação Juntos Prevenindo e Controlando a Infecção Hospitalar (JPCIH), que tem como principal  meta aprimorar os conhecimentos e unir toda equipe de Enfermagem em um objetivo em comum: combater a infecção hospitalar.

Para o início do projeto, realizado em formato de curso, com seis aulas totalizando 18 horas, foram escolhidos 17 enfermeiros assistenciais, enfermeiros das especialidades e supervisores de enfermagem. A cada encontro será realizada a socialização do conteúdo técnico-científico sobre a prevenção e o controle de infecção hospitalar.  

“Nós temos que trabalhar em prol do bem-estar de nossos pacientes. Então, estrategicamente pensamos em melhorias e trazemos novos conhecimentos e ensinamentos que agregarão no cotidiano de trabalho de nossos enfermeiros e, consequentemente, gerarão benefícios para nossos pacientes”, ressalta o coordenador assistencial, Heleno de Souza Faria.

As aulas serão ministradas pela médica infectologista e coordenadora geral do HEG, Dra. Carla Martins; pelo médico infectologista e chefe dos hospitalistas, Dr. Hugo Morales; pela nutricionista Marina Lopes; pela chefe do departamento de Serviço de Suporte Hospitalar, Karin Zewers; pela microbiologista, Andrea Krelling; pela enfermeira, Jakeline Marie Servilha, e também pelo engenheiro do trabalho, Gerson Moreira. “Nós fizemos um cronograma com assuntos mais específicos, como prevenção de infecção, higiene das mãos, isolamento, microbiologia e tratamento de antibióticos. Queremos  trazer mais conhecimento para o dia a dia no formato de uma pequena pós-graduação. O objetivo é qualificar os enfermeiros e gerar mais segurança aos pacientes”, afirma Jakeline Servilha Brotto, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e também uma das organizadoras do projeto.