Notícias

Neuronavegador facilitará cirurgias no HEG - 03/07/2015

Equipamento recém chegado no Hospital garante melhores resultados em cirurgias complexas             


Dois neurocirurgiões do Erasto Gaertner, Dr. Alceu Correia e Dr. Rodrigo Leite de Morais, estiveram na cidade de Munique, na Alemanha, no mês de maio, para participar de um treinamento para a utilização do neuronavegador, equipamento recém chegado na instituição, por meio de um programa do Ministério da Saúde, que auxilia o médico na localização das estruturas, como se fosse um "GPS", durante procedimentos cirúrgicos. A tecnologia estará, em breve, em funcionamento para cirurgias de coluna e cérebro, no Erasto.

Na ocasião, os profissionais ainda puderam atualizar seus conhecimentos sobre neuronavegação e conheceram novas tecnologias para melhorar ainda mais o resultado do tratamento dos pacientes. De acordo com Dr. Rodrigo Leite de Morais, o neuronavegador é importante tanto no planejamento quanto na execução das cirurgias. Além disso, representa um grande avanço para um Hospital como o Erasto Gaertner, devido ao alto número de pacientes com tumores intracranianos e de coluna vertebral, que são as principais indicações para a utilização do equipamento.

“Nos tumores cerebrais, o sistema facilita o planejamento das cirurgias e permite uma abertura menor do crânio. É importante também na delimitação de lesões que muitas vezes apresentam características semelhantes ao tecido cerebral normal, dificultando a ressecção total do tumor sem esse equipamento. A utilização diminui muito o risco de sequelas neurológicas e melhora o resultado do tratamento”.

Outro benefício é na fixação da coluna com parafusos. O neuronavegador facilita a inserção dos parafusos nos ossos da coluna, diminuindo o risco de lesão. O médico explica ainda que o equipamento não emite raios-X, então tanto o paciente como o médico são beneficiados, uma vez que não estão expostos à radiação.