Notícias

Nova sede do IBEG é inaugurada - 20/02/2017

O projeto é parte do Plano Diretor do HEG e ampliará a atuação da unidade         


A nova sede do Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (20). O evento reuniu a direção da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e convidados, que puderam conhecer as dependências do IBEG, os processos e os novos fluxos de produção da unidade, que desenvolve tecnologias e produtos para a saúde visando o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes.

Parte integrante do Plano Diretor do Hospital Erasto Gaertner, que planeja a expansão da instituição durante os próximos 15 anos, o projeto de construção de um prédio exclusivo para o IBEG partiu da necessidade de expansão da unidade, que atualmente possui em sua cartela de clientes instituições de saúde de todo o país.

Durante o encontro, foi formalizada a entrega da nova sede junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), importante parceira da LPCC. Graças ao convênio firmado, foi possível viabilizar o projeto que ampliará a atuação do IBEG na criação materiais e no desenvolvimento de pesquisas na área, voltadas à inovação tecnológica.

Além da arquiteta responsável pela doação do projeto arquitetônico, Cristianne Ghlen, outras personalidades foram homenageadas, como a doadora Gilda Bordellon (in memoriam). Depois de enfrentar bravamente o câncer, ela destinou importantes recursos para a finalização das obras de construção e, através de uma placa fixada na recepção do novo prédio, será para sempre lembrada por sua atitude altruísta.

 

O IBEG

O Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner é uma importante unidade da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e foi criado a partir de uma necessidade percebida por profissionais da saúde na década de 80. Nesta época, em que as cirurgias oncológicas eram mais invasivas resultando em mutilações, surgia o ambiente propício para o funcionamento de uma fábrica de próteses dentro do Hospital Erasto Gaertner.

Atualmente, o IBEG é o único fabricante nacional de cateter totalmente implantável 100% de titânio. Seguindo padrões de qualidade internacionais, possui em sua linha de produtos o Sistema de Acesso Vascular Central Totalmente Implantável (Life-Port), indicado para pacientes que necessitem realizar punções frequentes dos vasos sanguíneos, para infusão de medicamentos, fluidos, hemoderivados e nutrientes.

Também é o fabricante do Imobeg, um sistema imobilização a vácuo para posicionamento e/ou imobilização de pacientes durante exames e procedimentos que exijam precisão do diagnóstico e tratamento.

Conheça mais sobre o IBEG e seus produtos, clicando aqui.