Notícias

Pacientes participam de ação especial, no Outubro Rosa - 27/10/2015

O objetivo foi mostrar para as mulheres a importância da autoestima durante o período de tratamento          


Para marcar o mês de prevenção do câncer de mama e colo de útero, o Hospital Erasto Gaertner preparou, em conjunto com o fotógrafo André Stevam da Click do Momento e as maquiadoras profissionais da Sarah Anjos, um dia diferente para as pacientes em tratamento do câncer.

Com o objetivo de mostrar para as mulheres a importância da autoestima durante o período de tratamento, foi realizada uma sessão de fotos com algumas pacientes da instituição que é referência em Oncologia. A ação ainda contou com maquiagem, descontração e acessórios.

“Poder retratar as pacientes em tratamento do câncer e propiciar a elevação da autoestima foi muito significativo para nós. Registramos o sentimento e a vontade de vencer a doença, mostrando que a beleza ainda existe, mesmo sob os efeitos colaterais do câncer e dos tratamentos. As pacientes começaram tímidas, mas aos poucos, o entusiasmo tomou conta da sessão fotográfica, e disso resultaram lindas imagens”, destaca o fotógrafo André Stevam.

A psicóloga do Hospital Erasto Gaertner, Aline Mariana Rodicz, destaca a importância de ações como essa. “O momento da foto pode ser um novo olhar para si mesmo, um novo olhar para o momento que está sendo vivenciado. Além de ter um novo significado, um novo significado para a vida.”

 “Sair um pouco daquela rotina de tomar injeção e fazer os tratamentos é muito bom, aproveitar esse dia calmo é bem gostoso”, disse Kátia Leal, uma das pacientes que participaram da ação. A paciente Michelle Ferreira de Lima também reforçou a importância de se ter outro olhar sobre a beleza: “Eu fiquei bem debilitada, perdi meu cabelo, me olhava no espelho e emagreci muito. Depois, eu comecei a ver que não era só isso, que existem outras belezas na mulher.”