Notícias

Radioterapia do HEG inaugura Espaço Kids - 22/05/2018

O departamento possui um projeto dedicado ao bem-estar das crianças em tratamento                 


Na manhã desta terça-feira (22/05), o Departamento de Radioterapia do Hospital Erasto Gaertner inaugurou um Espaço Kids - cujo objetivo  é promover o bem-estar e o acolhimento das crianças em tratamento contra o câncer na instituiçãoA viabilização deste local específico para os pequenos pacientes está alinhado com um projeto muito importante desenvolvido pelo setor, que busca  reduzir o número de anestesias aplicadas em crianças no momento dos procedimentos no simulador e também no acelerador linear (equipamentos específicos utilizados no planejamento e na realização da radioterapia).

Para isto, foram desenvolvidos, em parceria com o Marketing Institucional do HEG, diversos materiais lúdicos que compõem o “Radio Kids”: um jogo composto por tabuleiros, certificados de coragem e máscaras de super-heróis. Desta forma, cada paciente é inserido no processo de tratamento de uma forma leve, o que o auxilia a entender melhor o processo pelo qual está passando e também sentir-se mais confortável em um ambiente estritamente hospitalar.

Além disso, um carrinho elétrico foi disponibilizado para que as crianças possam se locomover de uma sala a outra dirigindo – tornando o momento de início das sessões menos estressantes e mais divertidos. “Este ambiente é muito importante para que esses pequenos pacientes se sintam bem durante todo o tratamento. É um ambiente lúdico que relaxa tanto o paciente quanto a sua família, reiterou a chefe de Departamento da Pediatria e coordenadora do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa, Dra. Mara Albonei Pianovski.