Notícias

SIPAT 2017 - 28/07/2017

HEG promove a semana de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais                                                                      


 

Os colaboradores do Hospital Erasto Gaertner participaram, de 24 a 28 de julho, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2017, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com o SESMT.

O foco principal das discussões realizadas durante a SIPAT foi a saúde física e mental dos trabalhadores. Aabertura foi realizada com a palestra da psicóloga do HEG, Iolanda Galvão, que falou sobre o bullying, preconceito, corrupção e outras barbaridades. Já oServiço de Nutrição trouxe conhecimentos referentes à alimentação saudável. O ciclo de palestras foi encerrado com o Dr. Marcos Flávio Montenegro, médico do Corpo Clínico da instituição, que explanou sobre doenças de pele e os cuidados necessários.

Durante toda a semana, foram elaboradas diversas atividades para envolver e conscientizar os colaboradores quanto à prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Entre as ações realizadas estavam aBarraca do Lixo, que  teve como  objetivo demonstrar o correto descarte dos objetos, e aRoleta, que  além da diversão, trouxe diversos questionamentos  sobresegurança e a história do HEG. A atividade “Quem sou eu?gerou curiosidade e engajamento de todos para descobrir quem era o personagem descaracterizado.

Para Gerson Bordin Moreira, engenheiro de Segurança do Trabalho, a SIPAT na instituição possibilita que os colaboradores aprofundem-se, de uma forma dinâmica, em temas que normalmente são abordados pelo SESMT. “É uma oportunidade também de reforçar o programa de treinamento já realizado, podendo realizar palestras, gincanas, sorteios e outras atividades que reforce aos colaboradores a importância da prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho”.