Notícias

"Não se faz pesquisa sozinho" é mensagem principal deixada pela Primeira Jornada dos Centros de Pesquisa Clínica do CEPEP - 25/09/2023

Durante o evento, participantes puderam debater sobre o processo de pesquisa clínica, seus desafios e propor melhorias para o futuro


 

Na última semana, oCentro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP), unidade do Complexo Erasto Gaertner, promoveu a 1ª Jornada dos Centros de Pesquisa Clínica. Realizada no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT-UFPR), a jornada reuniu mais de 230 inscritos nos formatos presenciais e virtuais.

Durante todo o dia, os participantes tiveram contato com um rico debate sobre o cenário da pesquisa clínica no Brasil e no mundo, bem como a discussão sobre os desafios para desenvolver melhorias e incentivar ainda mais pessoas a participarem da área da pesquisa e da ciência.

O Dr. João Samuel de Holanda Farias, pesquisador e Diretor Técnico do CEPEP, comemorou o início da Jornada, como uma oportunidade para compartilhar experiências entre os diversos Centros de Pesquisa do país. “É muito legal ver todo mundo aqui reunido para falar de ciência e pesquisa clínica. A primeira jornada é o início de mais uma empreitada do CEPEP com o propósito de integrar os centros e consolidar estratégias”, disse durante a abertura do evento.

“A Primeira Jornada marca mais uma etapa que a instituição abraça que está alinhada com a missão de promover saúde, ensino e pesquisa visando à qualidade de vida, com excelência e humanismo”, falou a Dra. Milena Kozonoe, patologista e média da Gestão de Serviços Médicos Estruturados do Hospital Erasto Gaertner.

As palestras

Durante a primeira palestra ministrada, o Dr. Luiz Vicente Rizzo reforçou que “ciência não se faz sozinho” e elogiou a iniciativa de construir um evento que reúna pesquisadores da área da saúde para cada vez mais desenvolver uma rede integrada e eficiente de pesquisas. O Dr. Rizzo é representante da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) de Brasília e Superintendente do Instituto de Pesquisa Clínica do Albert Einstein.

O evento também contou com a participação virtual do Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff, Presidente da Oncologia da Rede D'Or São Luiz, explicou sobre as principais dificuldades de um centro de pesquisa clínica, que envolve desde questões com financiamento e viabilidade de pesquisa até o recrutamento.

Alinhada a essa fala, a Dra. Tabatha Dallagnol, Médica Oncologista do Hospital Erasto Gaertner, explicou sobre as principais dificuldades no recrutamento em uma pesquisa clínica. Usando dados dos Estados Unidos, a médica exemplificou os desafios envolvendo desde continuidade dos pacientes durante as pesquisas, até a diversidade no recrutamento que abranja uma amostra real da população.

Outra presença registrada foi a do Dr. Paulo Roberto Slud Brofman, ex-presidente da Fundação Araucária Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e médico com especialização em cirurgia cardiovascular. Durante sua fala, ele trouxe alguns exemplos que evidenciam as dificuldades de estruturação de um centro de pesquisa e percepções de como eles podem ser superar essas barreiras.

A Dra. Suelen Santos e a Dra. Tânia Mielcke, representantes da BeiGene, apoiadora do evento, trouxeram, do ponto de vista da indústria, como a condução de estudos clínicos são realizados. Elas trouxeram um panorama mundial de como são as etapas para aprovação de um novo produto, sempre focando no bem do paciente e entrega de valor à sociedade. E reforçaram o perfil inovador do CEPEP em promover um evento aberto para todos os centros de pesquisa do Brasil.

A Dra. Mariana Kiara, especialista em Oncologia Clínica pelo Hospital Erasto Gaertner (2020) e médica no Hospital do Câncer de Londrina, trouxe um caso de um Centro de Pesquisa estruturado na cidade e que trouxe diversos benefícios para a sociedade. Com as pesquisas realizadas no norte do Paraná, a médica exibiu um estudo de caso de um paciente que, graças à pesquisa clínica, teve uma melhora significativa no combate a um melanoma.

A Supervisora do CEPEP, Jessica Helena Fernandes, encerrou o evento agradecendo aos palestrantes, organizadores, apoiadores e participantes da Jornada. Em sua fala, ela reforçou a importância desse evento inovador, onde todas as partes atuam como parceiros, visando a melhoria das pesquisas e o desenvolvimento de profissionais e tudo isso em prol dos participantes de pesquisa, os pacientes. O CEPEP está num trabalho de reestruturação desde outubro de 2022, e esse evento marcou mais uma das conquistas da equipe do CEPEP, que trará ainda mais novidades relacionadas a eventos científicos ao longo do ano.

Todo o evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube do Hospital Erasto Gaertner. Você pode conferir através do link