Notícias

1ª Jornada de Oncologia Pediátrica do HEG - 14/11/2017

O principal tema discutido durante o encontro foi o neuroblastoma                                                                       


O Hospital Erasto Gaertner, em parceria com o Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP), realizou, no dia 07 de novembro, a primeira Jornada de Oncopediatria, que teve como foco principal as discussões acerca do neuroblastoma, um tumor maligno que se origina no sistema nervoso simpático e atinge, na maioria das vezes, crianças de 2 a 4 anos.

Médicos, residentes, profissionais da área da saúde do Paraná e também de outras regiões do país participaram de palestras e mesas-redondas acerca do tratamento multiprofissional que este tipo de câncer demanda.  De acordo com a Dra. Mara Albonei Dudeque Pianovski, especialista em Cancerologia Pediátrica do Hospital Erasto Gaertner, o neuroblastoma ainda é uma doença pouco estudada, por isso é importante a instituição promover encontros entre profissionais para estudar e debater o tema. “O neuroblastoma ainda é um desafio, o tema da primeira jornada chamou atenção, tínhamos mais de 50 pessoas em lista de espera, compareceram cerca de 85 inscritos”, relata a médica especialista.

Pela manhã, as discussões iniciaram com a palestra ministrada pelo Doutor Vicente Odone Filho, do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI-SP), que abordou a evolução do tratamento do neuroblastoma nas últimas três décadas e o papel do transplante de medula óssea no combate à doença. As apresentações continuaram com a Doutora Vilani Kremer, do Hospital de Câncer de Barretos (SP) trazendo uma avaliação sobre o prognóstico e o manejo cirúrgico baseado em imagens radiológicas e biologia do neuroblastoma.

O assunto “Marcadores moleculares” foiabordado pela Dra. Graziele Moraes Losso, da Universidade Federal do Paraná. Em seguida, o Dr. Marcelo José Santos, do Hospital de Câncer de Barretos (SP), falou sobre a cintilografia com MIBG: diagnóstico, tratamento e cuidados com o paciente. A manhã de estudos foi finalizada com a discussão de diversos casos atendidos pelas médicas especialistas do Hospital Erasto Gaertner, Dra. Leniza Costa Lima Lichtvan e Dra. Carolina Martins de Almeida Peixoto.

À tarde, a programação do evento teve sequência com uma mesa-redonda sobre a importância da participação multidisciplinar no tratamento do neuroblastoma. A nutricionista do HEG, Virginia Mendes de Moraes Kliemann, apresentou as principais peculiaridades do atendimento nutricional, enquanto a médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Silvia Maria de Macedo Barbosa, abordou a importância dos cuidados paliativos no controle da dor.

Os profissionais do Hospital Erasto Gaertner encerraram o evento com uma palestra sobre família, equipe e o luto, ministrada pela psicóloga da instituição, Iolanda de Assis Galvão; e com a discussão de casos clínicos, liderada pelo Dr. Tiago Hessel Tormen.