Notícias

Banco de Sangue do HEG atende aos sábados - 02/01/2019

Saiba porque é importante ser um doador regular                                           


Devido as altas demandas de sangue e plaquetas, desde do dia 1° de dezembro, o Banco de Sangue agora atende aos sábados com horário marcado e máximo de 30 senhas disponibilizadas. 

Em algum momento do tratamento, o paciente oncológico necessitará de sangue ou plaqueta por causa da diminuição do processo de coagulação e componentes do sangue. Essa necessidade é ainda maior em pacientes hematológicos, isto é, paciente cujos os cânceres estão relacionados ao sangue. Cada doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas, porém a demanda de plaquetas é mais complicada.
É preciso de oito doadores de sangue para ajudar apenas um paciente de necessite de plaqueta. Por isso, é necessário aumentar o  volume de doação de plaquetas por aférese, processo mais específico e que ajuda até três pacientes com apenas uma doação. No Hospital Erasto Gaertner o ideal seriam 40 doadores por dia, porém em alguns dias esse número não chega a 20. 
O grande desafio é tornar essas doações regulares. A regularidade das doações é o que garante os estoques necessários para as demandas diárias dos pacientes em tratamento. Confira os critérios para doação de sangue e doação de plaquetas por aférese aqui.