Fim de semana é marcado por datas que lembram a importância dos cuidados com a saúde
Neste fim de semana (07 e 08 de abril) duas datas importantes marcam as mobilizações em prol dos cuidados com a saúde: o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer (08).
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) com o intuito de combater a doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas no mundo todo. O Hospital Erasto Gaertner registrou, apenas em 2017, mais de oito mil casos novos. Este número estimula a reflexão sobre a doença e reforça a importância da divulgação de informações sobre o câncer, principalmente, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, as principais armas que devem ser utilizadas.
Referência em oncologia no sul do país, o Hospital Erasto Gaertner reconhece a importância desta data para a conscientização da população sobre o impacto da doença no cotidiano familiar e social, ao mesmo tempo em que está na busca constante de novos tratamentos e equipamentos, bem como no desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema. A instituição também promove várias campanhas e eventos de conscientização sobre a importância da detecção precoce, além dos cuidados com a saúde que podem evitar o surgimento da doença.
O diagnóstico precoce é fundamental para elevar as chances de cura. “Por décadas, o Hospital Erasto Gaertner, através do seu RHC (Registro Hospitalar de Câncer), acompanha seus pacientes após os seus tratamentos, e, por um período de cinco anos, a instituição tem todos os dados catalogados e registrados. Através de indicadores levantamos, a cada novo ciclo de cinco anos, os nossos resultados. O último dado mostrou que o resultado do nosso Hospital é de cerca de 67%, isso quer dizer que a cada 100 pacientes que entram no Hospital Erasto Gaertner, 67 deles são devolvidos à sociedade curados. Um dos fatores que chama atenção é que os nossos melhores resultados são registrados na fase um da doença, que, em alguns casos, supera 90% de resultado, isso quer dizer que quando nós conseguimos detectar o câncer de maneira precoce e oferecer um tratamento ainda na sua fase inicial, as nossas taxas de cura são muito maiores. Por isso, investir em diagnóstico precoce, em ensino, em prevenção e em conhecimento de como combater o câncer é o melhor custo efetividade que a gente tem hoje de maneira mundial.”, enfatiza o superintende do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.
O Hospital Erasto Gaertner destaca, abaixo, algumas dicas de hábitos saudáveis queajudam na prevenção de doenças, como o câncer: