Notícias

Dia Mundial de Combate ao Câncer - 06/04/2018

Fim de semana é marcado por datas que lembram a importância dos cuidados com a saúde               


Neste fim de semana (07 e 08 de abril)  duas datas importantes marcam as mobilizações em prol dos cuidados com a saúde: o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer (08).

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) com o intuito de combater a doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas no mundo todo. O Hospital Erasto Gaertner registrou, apenas em 2017, mais de oito mil casos novos. Este número estimula a reflexão sobre a doença e reforça a importância da divulgação de informações sobre o câncer, principalmente, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, as principais armas que devem ser utilizadas.

Referência em oncologia no sul do país, o Hospital Erasto Gaertner reconhece a importância desta data para a conscientização da população sobre o impacto da doença no cotidiano familiar e social, ao mesmo tempo em que está na busca constante de novos tratamentos e equipamentos, bem como no desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema. A instituição também promove várias campanhas e eventos de conscientização sobre a importância da detecção precoce, além dos cuidados com a saúde que podem evitar o surgimento da doença.

O diagnóstico precoce é fundamental para elevar as chances de cura. “Por décadas, o Hospital Erasto Gaertner, através do seu RHC (Registro Hospitalar de Câncer), acompanha seus pacientes após os seus tratamentos, e, por um período de cinco anos, a instituição tem todos os dados catalogados e registrados. Através de indicadores levantamos, a cada novo ciclo de cinco anos, os nossos resultados. O último dado mostrou que o resultado do nosso Hospital é de cerca de 67%, isso quer dizer que a cada 100 pacientes que entram no Hospital Erasto Gaertner, 67 deles são devolvidos à sociedade curados. Um dos fatores que chama atenção é que os nossos melhores resultados são registrados na fase um da doença, que, em alguns casos, supera 90% de resultado, isso quer dizer que quando nós conseguimos detectar o câncer de maneira precoce e oferecer um tratamento ainda na sua fase inicial, as nossas taxas de cura são muito maiores. Por isso, investir em diagnóstico precoce, em ensino, em prevenção e em conhecimento de como combater o câncer é o melhor custo efetividade que a gente tem hoje de maneira mundial.”, enfatiza o superintende do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.

O Hospital Erasto Gaertner destaca, abaixo, algumas dicas de hábitos saudáveis queajudam na prevenção de doenças, como o câncer:

  • Uma alimentação balanceada ajuda a reduzir o risco de câncer. Frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, leite e derivados, são ingredientes fundamentais em uma boa refeição. Evite alimentos gordurosos, salgados e enlatados.
  • Pratique atividades físicas com frequência. O ideal são ao menos 30 minutos diários de atividades físicas leves ou moderadas. Mude seu estilo: trocar o elevador pelas escadas, caminhar, dançar, varrer a casa e passear com o cachorro, são atividades físicas simples e fáceis de adaptar a sua rotina.
  • Evite o fumo! O tabagismo e as doenças relacionadas a ele são as principais causas de morte evitável no mundo. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e não fumantes.
  • Evite a exposição prolongada ao sol. Os horários entre 10h e 16h possuem maior incidência de raios solares e devem ser evitados. Utilize sempre proteção adequada, como chapéus e protetores solares.
  • Realize diariamente sua higiene oral e consulte regularmente o dentista.
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas ou diminua o consumo.
  • Deixe o preconceito de lado. Faça exames regulares e esteja sempre atento ao seu corpo, quaisquer alterações devem ser investigadas por um especialista.