Notícias

Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão - 22/11/2019

Data foi marcada por conscientização sobre a importância da prevenção no HEG                            


A data de 21 de novembro é lembrada como o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. No Hospital Erasto Gaertner, a semana foi marcada por ações para conscientização acerca do tema, finalizando com um evento no auditório principal, com palestras e debates – organizado pela Comissão de Cuidados com a Pele da instituição. O objetivo foi sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso.

Além de blitz educativa no relógio-ponto, os colaboradores puderam participar de palestras que abordaram temas importantes no quesito prevenção da lesão por pressão. Uma delas sobre Nutrição, com a nutricionista do HEG, Camila Brandão, e também aspectos gerais com a representante da Associação Brasileira de Estomaterapia, Ketlin Simião. Para a realização do evento, o HEG contou com o apoio: da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), de empresas parceiras como a AABA Produtos Médicos, a B Braun, Jusimed e a Convaltec.  

A lesão por pressão, antigamente conhecida como úlcera por pressão ou escara, é um dano na pele causado pela pressão exercida, em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição.

Reduzir a lesão por pressão no ambiente hospitalar é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente da OMS. A medida foi tomada em razão da alta incidência de complicação relacionada a esse tipo de lesão no mundo, que pode ser evitada com medidas simples, mas que ainda é um problema de saúde pública. Por isso, no Hospital Erasto Gaertner o tema é levado tão a sério, com uma equipe especializada dedicada ao tema.

A partir do importante trabalho desenvolvido pela Comissão, foi possível reduzir quase pela metade os casos de lesão por pressão: em 2018 foram registrados 152 casos, e, até o momento, 70 casos foram computados.