Prevenção e diagnóstico precoce continuam sendo as principais armas contra a doença
O dia 04 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial do Câncer. O objetivo principal é unir e alertar a população mundial para o controle da doença e a criação de políticas públicas que norteiem a luta contra o câncer. A data estimula o debate sobre a principal arma contra o câncer: a prevenção, por meio do diagnóstico precoce.
Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a expectativa é que 1,2 milhão de novos casos surjam entre 2018 e 2019 - o dobro do previsto para o biênio de 2016-2017. Para este ano, a estimativa é que 582 mil novos casos surjam no Brasil.
Cerca de um terço dos diversos tipos de câncer podem ser evitados, pois estão relacionados ao estilo de vida da população, ou seja, a adoção de hábitos como tabagismo, consumo de álcool, obesidade e sedentarismo.
Por ser um país tropical, o tipo mais comum da doença no Brasil é o câncer de pele. Segundo dados do Relatório Hospitalar de Câncer do Hospital Erasto Gaertner, cerca de 500 casos deste tipo específico da doença foram registrados na instituição em 2016. O principal fator que contribui para o aumento da incidência deste câncer é a longa exposição ao sol, além da falta de cuidados como o uso de protetor solar, chapéus, bonés, etc.
Sempre na linha de frente do combate ao câncer, o Erasto Gaertner realizou em 2017 mais de 380 mil atendimentos, além de 1 milhão e 600 mil procedimentos. Buscando sempre melhorar para garantir o amplo acesso ao diagnóstico precoce e tratamento, os avanços em capacitação profissional e estrutura física da instituição se tornaram prioridade.
Em um ano de atividades com o uso do sistema cirúrgico robótico, mais de 50 pacientes foram operados com esta tecnologia de ponta. As projeções para 2018 vão além, ampliando o uso da solução para grandes serviços como o de Cirurgia Abdominal e Cabeça e Pescoço. A tecnologia permite uma técnica minimamente invasiva, superior à laparoscopia, o que abre espaço para uma maior precisão em casos delicados e uma recuperação rápida do paciente.
O investimento em alta tecnologia, juntamente com os esforços para um diagnóstico precoce trazem resultados positivos para a sociedade como um todo. Segundo o último estudo de sobrevida realizado pela instituição, a taxa global de cura no Erasto Gaertner passa os 67% dos casos (sendo uma das maiores internacionalmente). Isso significa que a cada três pacientes que dão entrada na instituição para tratamento, dois retornam às suas atividades curados após cinco anos de avaliação.
Toda a informação sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer é de extrema importância. Manter hábitos saudáveis e que ajudam na prevenção do câncer continuam sendo a maior arma para combater a doença, alguns exemplos são: