Notícias

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no HEG - 25/11/2019

Cada doação pode salvar até quatro vidas                             


Nesta segunda feira (25), o Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner organizou atividades para homenagear os doadores em razão do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue - marcado em todo o país no dia 25 de novembro. Na ocasião, as pessoas que compareceram na instituição para doar ganharam cafés especiais e muito carinho de toda a equipe como forma de agradecer o gesto solidário.

Doar sangue é um gesto de amor, capaz de salvar muitas vidas. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue regularmente. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.

Também é muito importante manter a regularidade da doação. Nos meses que compreendem o inverno, por exemplo, é comum a diminuição do número de doações. Atualmente, diversos benefícios são proporcionados aos doadores, como pagamento de meia entrada em eventos e outros descontos. Acima de tudo, é preciso lembrar que a doação dá esperança de vida e de saúde para quem mais precisa.

Os estoques dos bancos de sangue de todo o país precisam estar constantemente abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência, quanto para quem necessita de sangue com frequência (pacientes internados ou em tratamento de longo período, como os atendidos no Hospital Erasto Gaertner) e ainda para cirurgias.

Saiba como fazer a sua doação de sangue no Hospital Erasto Gaertner clicando aqui.