Notícias

HEG alerta para a prevenção do câncer infantojuvenil - 12/09/2017

Atenção ao sintomas serve para pais, responsáveis e médicos que acompanham as crianças                                     


O câncer já representa, no Brasil, a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Anualmente, cerca de 150 novos casos de câncer em pacientes com essa faixa etária são diagnosticados no Hospital Erasto Gaertner  e, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que, a cada ano, no país, cerca de 12.600 pacientes infantis terão a doença.

A boa notícia é que é possível chegar à cura em 80% dos casos, quando a descoberta do câncer é feita ainda no início. Para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e alertar a população sobre os sintomas, o Hospital Erasto Gaertner inicia este mês a campanha  Setembro Dourado, com informações oferecidas em seus canais de comunicação e redes sociais.

Os tipos mais frequentes de câncer são: leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Entre os sinais do câncer em crianças e adolescentes estão: palidez, anemia, nódulos no corpo, ínguas, sangramento e hemorragias, dores nas pernas ou nos outros ossos, manchas brancas nos olhos, dores frequentes de cabeça ao acordar e durante o sono a ponto de acordar a criança, e sinais de puberdade precoce (acnes, ganho de peso, voz grave, entre outros). A quimioterapia, com ou sem transplante de medula, a cirurgia e a radioterapia são as modalidades de tratamento empregadas.

As consultas periódicas com o pediatra são de extrema importância para o diagnóstico precoce e a orientação dos médicos oncologistas é que crianças e adolescentes sejam acompanhados sempre pelo mesmo profissional. Conhecendo o paciente, o médico será capaz de identificar possíveis alterações e encaminhá-lo para exames. “O pediatra que conhece o paciente, já sabe como ele chegou e o que já foi feito para tratar determinados sintomas. Se os problemas persistem, é preciso ligar o alerta e investigar. Caso o atendimento seja feito em plantões de emergência, a família deve ser orientada a retornar no plantão seguinte daquele profissional. Se há dúvidas no diagnóstico, a criança tem que ser reavaliada, porque os sintomas de alerta do câncer infantojuvenil são muito confundidos com os de doenças comuns”, destaca a médica Leniza Costa Lima Lichtvan, chefe do departamento de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner.

Atualmente, o Hospital Erasto Gaertner desenvolve um trabalho de orientação para pediatras, nas unidades básicas de saúde de Curitiba, com o objetivo de informar sobre os sinais de diagnóstico precoce da criança. “Desta forma, ficamos mais próximos para troca de informações e as famílias também são orientadas a fazerem as consultas periódicas. Crianças que saem da primeira infância, normalmente, não são levadas ao consultório com a frequência que deveriam, os adolescentes principalmente. Esse acompanhamento é fundamental para o sucesso do tratamento até a cura e, cada vez menos temos recebido pacientes em estágio avançado da doença”, afirma Tiago Tormen, cancerologista do Hospital Erasto Gaertner.

 

Ampliação do atendimento

O Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento oncológico no sul do Brasil,  tem capacidade para receber pacientes pediátricos com todos os tipos de câncer e sem fila ou demora para iniciar o tratamento. Até 2018, esse atendimento será ampliado graças à construção do primeiro hospital oncopediátrico da região Sul, o Erastinho, que contará com 40 leitos de internação e estrutura especializada no tratamento infantojuvenil da doença.

É possível conhecer mais sobre o projeto e colaborar através do site: www.erastinho.com.br e pelo facebook.com/HospitalErastinho.