Hospital está colaborando junto ao Ministério da Saúde e diversas outras instituições do país
A segurança do paciente é uma grande prioridade no Hospital Erasto Gaertner – que busca envolver todas as equipes da área assistencial em um contínuo aperfeiçoamento, a fim de prestar um atendimento de qualidade com foco na prevenção e eliminação de qualquer tipo de risco. Por este motivo, desde dezembro de 2017, a instituição está, juntamente com outros 120 hospitais do Brasil, colaborando com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) – uma iniciativa do Ministério da Saúde com apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement.
Ao todo, são mais de 600 profissionais envolvidos com esta ação em todo país. No Erasto Gaertner, uma comissão foi montada para liderar as atividades referentes ao PROADI-SUS e também participar dos encontros presenciais que acontecerão regularmente em São Paulo (SP). Participam desta equipe o coordenador assistencial do HEG, Heleno de Sousa Faria, a coordenadora de apoio, Janaína Ibrahim, a enfermeira da CCIH, Jakeline Marie Servilha Brotto, a supervisora de Farmácia, Marcela Bechara, e também a supervisora da Unidade de Terapia Intensiva, Sandra Mara Lima.
Baseadas em temas prioritários determinados pelo MS, as instituições parceiras apresentarão projetos a serem executados em um período de três anos nas seguintes áreas: estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde. O programa segue a orientação constitucional apoiada no tripé da universalidade, integralidade e equidade do SUS. A próxima Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) já tem data marcada: 22 e 23 de abril de 2018, na capital paulista.