Notícias

HEG é homologado para oferecer terapia inovadora de combate ao câncer - 14/03/2022

Instituição é a primeira e única do sul do Brasil                                                                               


O Hospital Erasto Gaertner (HEG) realizou, no dia 11 de março, o evento de apresentação e oficialização da nova terapia CAR-T CELL. A instituição de saúde é o primeiro e único centro oncológico do Sul do país homologado pela Novartis Biociências para atuar com essa técnica fora do caráter de pesquisa.

No tratamento, são extraídas do sangue as células T do paciente, que atuam como "soldados" do sistema imunológico. Elas passam por um processo de modificação genética em laboratório e, posteriormente, são reintroduzidas no organismo via corrente sanguínea para identificar e combater o tumor. Em síntese, as próprias células do paciente são utilizadas na terapia.

O tratamento é recomendado para o tratamento de pacientes pediátricos e adultos jovens (até 25 anos de idade) com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B, refratária ou a partir da segunda recidiva. Está igualmente indicado para pacientes adultos com linfoma difuso de grandes ce?lulas B (LDGCB) recidivado ou refrata?rio, apo?s terem sido executadas duas ou mais linhas de terapia siste?mica. 

O produto a ser utilizado no tratamento já está aprovado por agências reguladoras do exterior: Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos; European Medicines Agency (EMA), na Europa; ePharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), no Japão. Com a aprovação da Anvisa, o Erasto Gaertner será a primeira instituição do Brasil a iniciar a coleta de células T de pacientes que podem, futuramente, fazer uso da terapia.

No dia 10 de março, a equipe técnica do HEG passou por um treinamento com os profissionais especializados. Nessa data, também foi feita a primeira coleta de células T em um paciente. As células ficarão armazenadas em São Paulo, caso o paciente necessite e até que esteja apto a um tratamento com terapia CAR-T CELL.