Hospice Erasto Gaertner já é realidade
O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, assinou, nesta semana, na sede da Volkswagen do Brasil de São José dos Pinhais, o Termo de Cooperação entre a montadora e a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), disciplinando as regras de aporte dos recursos e sua aplicação para a construção do Hospice Erasto Gaertner, unidade voltada para o tratamento de pacientes sem possibilidade terapêutica curativa. A convite da VW do Brasil, a direção do Hospital Erasto Gaertner também participou do protocolo e de uma visita à fábrica para conhecer seus processos de produção. Estiveram presentes a diretora geral, Dra. Carla Martins, o diretor técnico, Dr. William Witikawa, a diretora do Hospice EG, Dra. Clarice Nana Yamanouchi, o diretor técnico da unidade, Dr. Luiz Sérgio Batista e o gerente de engenharia, Eduardo Gonçalves dos Santos.
A parceria para a construção do Hospice Erasto Gaertner foi oficializada no dia 8 de maio, entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado do Paraná, pelo presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, em uma reunião com o governador, Carlos Massa Ratinho Junior. O apoio é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela empresa com o Governo do Estado em 2013, através do Programa Paraná Competitivo, que estabelece condições gerais para realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais.
Hospice Erasto Gaertner
Pacientes com sintomas decorrentes do câncer, com ou sem possibilidade terapêutica curativa, precisam de cuidados específicos, seja para amenizar os sintomas da enfermidade, como também para receber tratamento humanizado e qualidade de vida em um momento de grande vulnerabilidade. Este é o conceito do atendimento feito pelo Serviço de Cuidados Paliativos e Tratamento da Dor do Hospital Erasto Gaertner, que agora contará com um local próprio de atendimento. Diante da importância desse trabalho para a sociedade, a Volkswagen investirá na construção da nova estrutura do HEG, instituição que é referência no tratamento do câncer no Brasil, e que há mais de 25 anos desenvolve um trabalho de excelência em cuidados paliativos, com equipe multiprofissional especializada.
A exemplo do que é praticado hoje no Hospital Erasto Gaertner, na nova unidade não só os pacientes oncológicos receberão atendimento específico, mas seus familiares também serão amparados. Além de 26 leitos “humanizados”, com decoração mais semelhante a uma casa do que a um hospital, e acomodações para acompanhante, o Hospice EG terá espaços de convivência, proporcionando maior conforto e apoio emocional a todos.