Notícias

HEG inaugura unidade de atendimento em Irati - 30/10/2017

Mais de 2 mil consultas serão oferecidas nos primeiros meses para pacientes de nove municípios         


O Hospital Erasto Gaertner inaugurou, na última sexta-feira (27), no município de Irati (PR), a Unidade de Serviço de Oncologia Clínica Adicional. Pacientes da 4ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, composta por nove municípios, serão beneficiados com assistência especializada, diminuindo o deslocamento constante até a capital para continuidade do tratamento contra o câncer. 

A nova unidade está funcionando na sede da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI), localizada no Loteamento Pabis, e conta com dois consultórios médicos, sala de emergência, posto de enfermagem, farmácia, sala de treinamento e 3 salas para infusão de quimioterapia, com capacidade para até 20 sessões por dia. Inicialmente, serão oferecidas consultas para avaliação de casos novos e atendimentos eletivos de pacientes já matriculados e em atendimento pelo Hospital Erasto Gaertner. Atualmente, cerca de 200 pacientes da região de Irati estão em tratamento na instituição, em Curitiba.

“As avaliações iniciais  de pacientes  adultos serão realizadas na Unidade e, após confirmado o tratamento terapêutico, a equipe médica irá definir quais casos terão seu tratamento feito em Curitiba ou em Irati. Estimamos atender a 2.600 consultas nestes primeiros 12 meses e, com a ampliação de profissionais, poderemos atender até 9.600 consultas nos anos posteriores”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

Para o funcionamento do serviço, além do atendimento feito pelos médicos do Hospital Erasto Gaertner, um processo seletivo específico foi aberto de acordo com as funções que serão exercidas em Irati: técnico em enfermagem, enfermeiro, assistente administrativo, higienizador e controlador de acesso. Mesmo assim, todos contarão com apoio e o acompanhamento da matriz em Curitiba, de forma presencial, por vídeo e telefone. Inicialmente, profissionais que residem em Irati e região terão preferência, a fim de criar o vínculo da estrutura com os pacientes e a sociedade. Todos terão treinamento intensivo em Curitiba e acompanhamento por parte da direção e da Superintendência, que devem criar agendas mensais para estarem presentes na Unidade Irati”, explica Lago. 

Durante a cerimônia de inauguração, será fundada também a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati, com o objetivo de complementar todas as frentes de trabalho e humanizar o atendimento aos pacientes. Além disso, será empossada uma Diretoria Executiva, que irá liderar as atividades e coordenar o trabalho do grupo de voluntários. Inicialmente, 50 voluntários seguirão o mesmo padrão de trabalho existente há 45 anos, em Curitiba. O objetivo é garantir aos pacientes de Irati e região o mesmo sentimento de acolhimento promovido pelas voluntárias de jaleco cor-de-rosa no Erasto Gaertner.