Notícias

HEG realiza encontro com Secretários de Saúde - 31/01/2017

Os participantes puderam conhecer os projetos de ensino em cirurgia da instituição                            


No dia 28 de janeiro, o Hospital Erasto Gaertner realizou encontro com os Secretários de Saúde para apresentar os investimentos realizados e os projetos futuros em ensino de cirurgia, principalmente, no que se diz respeito a cirurgias minimamente invasivas. Além de conhecer pessoalmente os equipamentos disponíveis, os participantes puderam assistir à realização de cirurgias via método laparoscópico e pelo Sistema Cirúrgico Robótico.

Além de representantes da direção do Hospital e de membros do corpo clínico da instituição, que é referência em oncologia no sul do país, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde de Curitiba, João Carlos Gonçalves Baracho, e o secretário estadual de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto. Representantes de diversas regionais do Estado também participaram do evento, que transmitiu as cirurgias minimamente invasivas em full HD, em tempo real, para o auditório principal da instituição. No local, médicos especialistas detalhavam aos presentes cada etapa das cirurgias a fim de apresentar os benefícios e a eficácia destes tipos de procedimentos no tratamento do câncer.

“O encontro foi uma oportunidade do HEG apresentar seu programa de cirurgia minimamente invasiva para os pacientes do SUS e também o  projeto do Centro de Ensino e Pesquisa do Erasto Gaertner. Personalidades importantes da gestão municipal e estadual da saúde ouviram os planos do Hospital para tornar viável cirurgias laparoscópicas avançadas para estes pacientes e puderam entender que este programa tem a intenção de ser sustentável, com custo efetivo para a sociedade. A grande importância do projeto reside em três pilares: o primeiro é oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes. O segundo é fazer com que os pacientes retornem o mais rápido possível à sua vida normal, reduzindo custos globais do tratamento. O terceiro é ser custo-efetivo, isto é, os maiores custos da cirurgia resultarem em menores custo no tratamento de complicações. Os programas tiveram uma recepção muito positiva dos gestores. O programa de cirurgias laparoscópicas pelo SUS deve ser efetivado ainda esse ano e beneficiar mais de 2500 pacientes. O projeto do centro de treinamento ganhou apoio dos gestores presentes e agora o Hospital parte em busca de parcerias para criar o primeiro centro de ensino dedicado a instrução de cirurgias do Sul do Brasil”, afirma o oncologista do Hospital Erasto Gaertner, Reitan Ribeiro.

Pelo fato de no Brasil o câncer ser uma a segunda maior causa de mortes por doenças e a cirurgia ser um dos tratamentos mais utilizados, o Hospital Erasto Gaertner procurou o que existe de melhor no mercado e trouxe para a instituição o Sistema Cirúrgico Robótico. Com o novo sistema, o HEG é o único do Paraná e de Santa Catarina a oferecer o serviço para os pacientes do SUS. O principal diferencial do equipamento é a característica de ser mais assertivo e menos invasivo do que o método tradicional de cirurgia, proporcionando ao paciente menos tempo de internação, com isso, diminuindo o número de o índice de complicações e de infecções, além de uma recuperação mais rápida e com menos sequelas, facilitando a reinserção na vida produtiva do paciente e diminuindo o impacto da doença na sua família.

“O Sistema Cirúrgico Robótico inseriu o Hospital Erasto Gaertner e Curitiba no topo da lista das instituições de saúde no quesito de inovação tecnológica e é de suma importância a colaboração do Estado e de Curitiba para que consigamos continuar trabalhando com excelência em prol dos nossos pacientes”, destaca o superintendente do HEG, Adriano Lago. A instituição, que foi pioneira no tratamento do câncer no sul do país e agora se coloca à frente novamente no que diz respeito à robótica. Além disso, o HEG, que já é considerado um hospital-escola se destacará no sul do país como um centro de formação de profissionais especializados em cirurgias minimamente invasivas, incluindo a robótica.

Ao contrário de diversas instituições filantrópicas do país (que atendem boa parte dos pacientes pelo SUS), o Hospital Erasto Gaertner está conseguindo, graças à colaboração da sociedade organizada, colocar em prática seus projetos de expansão e desenvolvimento.

”Dentro da priorização do Saúde Já, que é compromisso de campanha e agora é compromisso da gestão municipal, vamos priorizar e colocar recurso municipal também na saúde, além o recurso que vem do Governo Federal e do Governo Estadual. É um recurso que premia a excelência. Nós vamos com certeza viver momentos históricos em que Curitiba e Região Metropolitana voltam a ter um enorme protagonismo dentro do setor da saúde, interferindo nas decisões do Brasil como um todo. O que eu trago para vocês, é uma enorme disposição do prefeito Rafael Greca, minha como secretário e de toda a equipe. E eu posso falar isso também em nome do próprio Michele Caputo e do governador Beto Richa. Acreditamos que nós poderemos viver momentos maravilhosos e que poderemos dizer que o SUS é motivo de orgulho e um patrimônio aqui de Curitiba e do Estado e poder dizer que o SUS não é só bom na legislação, mas na prática também. Quero elogiar demais estas iniciativas do Hospital Erasto Gaertner, sabendo que já tem uma história acumulada e que vai frutificar junto desse grande movimento, neste processo de excelência”, afirma o secretário de saúde municipal João Carlos Gonçalves Baracho.

“Nós sabemos da importância do Hospital Erasto Gaertner, da importância da corporação e das novas tecnologias. Sabemos o quanto vocês cumprem a missão de combater o câncer com ciência, afeto e humanismo. É muito importante ver isto na prática, acho que este é um dos objetivos deste dia, e isso só fortalece aquilo que a gente sabe que este Hospital tem: tem missão, tem valores, tem uma grande equipe de profissionais, tem compromisso com a saúde pública. Os números mostram isso, eles são fantásticos.”, enfatiza o secretário de saúde estadual Michele Caputo.