Notícias

HEG realizou Maratonas de Cirurgias de Uro-Oncologia - 26/08/2019

Evento marcou a primeira maratona da especialidade no BR                   


Considerado por especialistas um dos maiores pólos de ensino do Brasil em cirurgia minimamente invasiva do câncer, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) promoveu, nos dias 22 e 23 de agosto, sua primeira Maratona de Cirurgias de Uro-Oncologia, em parceria com o Instituto Falke. Durante a maratona, foram transmitidas 12 cirurgias, ao vivo, de tumores urológicos (localizados na próstata, na bexiga, no rim e nos testículos), usando técnicas minimamente invasivas, para demonstrar aos médicos cirurgiões o que há de mais moderno em procedimentos laparoscópicos e robóticos. Entre elas, estão: Adrenalectomia Laparoscópica, Prostatectomia Radical Robótica, Prostatectomia Radical Laparoscópica, Cistectomia Radical Laparoscopica, Nefrectomia Radical Laparoscopica, Nefrectomia Parcial Robótica, Nefrectomia Parcial Laparoscópica, Linfadenectomia Pélvica Laparoscópica, Linfadenectomia Retroperitoneal Laparoscópica, entre outras.

“Pela primeira vez aconteceu um evento com tantas cirurgias ao vivo focadas em Uro-Oncologia no Brasil e o Hospital Erasto Gaertner tem atraído profissionais do mundo todo, justamente por ser um dos maiores pólos de ensino de cirurgia minimamente invasiva do câncer. Maratonas como esta refletem diretamente nos resultados dos tratamentos da população em geral. A cirurgia minimamente invasiva é uma realidade no Brasil, inclusive em hospitais com atendimento via  SUS. O paciente tem menos dor, recuperação mais rápida e retorno breve às suas atividades rotineiras de trabalho e lazer”, explica Murilo Luz, cirurgião especialista do Hospital Erasto Gaertner e coordenador do evento.

Entre os convidados para a Maratona de Uro-Oncologia do HEG,  estiveram presentes: os cirurgiões Anibal Branco (Curitiba-PR), Eduardo Quirino (Maringá-PR), João Manzano (São Paulo-SP), Jônatas Pereira (Curitiba-PR), José R. Colombo (São Paulo-PR), Karim A. Touijer (Nova Iorque-EUA), Murilo Luz (São Paulo-SP) e Octavio Castilho (Santiago-Chile).