Notícias

Hospital Erasto Gaertner é o único do Paraná a realizar transplante de medula óssea ambulatorial - 16/09/2024

Procedimento inovador acelera a recuperação, reduz o tempo de internação e oferece mais segurança e conforto ao paciente


Em setembro, o Hospital Erasto Gaertner realizou mais um transplante de medula óssea no formato ambulatorial, totalizando quatro transplantes, destacando-se como uma das poucas instituições a oferecer essa abordagem inovadora. Esse tipo de transplante, realizado fora do ambiente tradicional de internação prolongada, acelera o processo de recuperação, reduz significativamente o tempo de hospitalização e minimiza os riscos de infecções hospitalares. O procedimento é altamente eficaz para o tratamento de doenças hematológicas graves, como leucemias, linfoma e mieloma múltiplo e o hospital é o único do Paraná a realizar essa modalidade.

Ivan Luiz Zane, 40 anos, diagnosticado com mieloma múltiplo, foi um dos beneficiados pela abordagem ambulatorial. Ele conta que os sintomas começaram com intensas dores lombares, que inicialmente atribuía a uma inflamação. “Achei que fosse algo simples, mas a ressonância revelou cinco fraturas nas vértebras, e o diagnóstico foi mieloma múltiplo”, relembra.

Após 16 sessões de quimioterapia, Ivan foi encaminhado ao Hospital Erasto Gaertner para o transplante de medula óssea. Ao descobrir que o procedimento seria realizado de forma ambulatorial, ele ficou surpreso e aliviado. “A estrutura do hospital é excelente, mas poder voltar para casa todos os dias, dormir na minha cama e estar no meu próprio ambiente, com menos riscos de infecção, é algo inestimável”, destaca.

O transplante de medula óssea ambulatorial é uma inovação focada na humanização do tratamento, colocando o paciente no centro do cuidado, promovendo maior autonomia e proporcionando melhor qualidade de vida. Além de permitir o convívio familiar constante, o procedimento diminui significativamente as chances de infecções hospitalares e otimiza os custos operacionais, resultando em uma recuperação mais rápida e segura. “Vir ao hospital todos os dias não me incomoda, porque à noite eu posso voltar para casa, e isso é maravilhoso”, comenta Ivan.

Para ser elegível ao transplante ambulatorial, o paciente deve residir em Curitiba ou ter fácil e rápido acesso à cidade, além de contar com acompanhamento multiprofissional constante e condições adequadas de transporte. Com essa iniciativa, o Hospital Erasto Gaertner reafirma seu compromisso em combater o câncer com humanismo, ciência e afeto, sendo referência em inovação e qualidade de atendimento oncológico no Brasil.