Campanha relembra a importância de realizar exames de rotina para garantir detecção precoce do câncer
O câncer de cabeça e pescoço é um termo que engloba diversos tumores que podem se desenvolver nessas regiões, como na boca, língua, faringe, tireoide, entre outros.
Os fatores de risco relacionados à doença são em sua maioria ambientais, como o consumo do álcool e tabaco. Além disso, a má higiene bucal e infecções pelo vírus HPV também estão relacionados ao surgimento do câncer de cabeça e pescoço.
De acordo com notícia publicada pela Folha de S.Paulo, até 2025 o Brasil deve registrar cerca de 120mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço. Há alguns anos o perfil de paciente com este tipo de câncer costumava serem homens, acima de 50 anos e fumantes, hoje em dia, os casos cresceram entre os jovens.
SINAIS E SINTOMAS - Variam de acordo com a região acometida:
Ter algum desses sintomas não significa necessariamente que existe a presença de um câncer, mas vale a pena fazer investigação junto ao médico.
Reforçamos a importância de pelo menos uma vez ao ano realizar um check-up. Pois, é desta forma que podemos identificar e tratar doenças de maneira precoce.