Visita firmou a instalação de projetos do PRONON num prazo de 120 dias
No último sábado (11), o Hospital Erasto Gaertner recebeu a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que, guiado pelo superintendente da instituição, Adriano Lago, conheceu as instalações onde serão executados, nos próximos meses, dois projetos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. O PRONON permite a dedução fiscal no imposto de renda para pessoas físicas e jurídicas destinarem recursos para hospitais filantrópicos que inscrevem projetos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
O primeiro projeto refere-se à aquisição e operacionalização de um avançado Sistema Cirúrgico Robótico, no valor de R$ 9,7 milhões, permitindo a realização de cirurgias minimamente invasivas, que aumentam a eficácia dos procedimentos e reduzem o tempo de recuperação do paciente. Já o segundo objetiva ampliar, em mais de 500%, a atual capacidade mensal de realização de exames de colonoscopia e endoscopias, totalizando R$ 4,3 milhões de investimentos na área.
Os investimentos têm como finalidade ampliar as possibilidades de tratamento câncer e o bem estar dos pacientes. Durante a visita, o ministro enalteceu as proposições dos projetos, assim como a eficiência do trabalho da instituição e reforço-a como referência no diagnóstico e tratamento do câncer no sul do país. O Hospital Erasto Gaertner é um dos principais centros oncológicos do Estado do Paraná. No ano passado, a instituição registrou média mensal de 113 mil procedimentos, incluindo cirurgias, quimioterapia e radioterapia.