Notícias

Novembro Azul - 07/11/2016

Campanha objetiva a conscientização sobre a saúde do homem                                                                   


O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que objetiva conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, especialmente na prevenção do câncer. É um período em que a união de esforços, com a realização de eventos e ações, colabora para disseminar informações a respeito do diagnóstico precoce, que é essencial para o aumento das taxas de cura. O preconceito ainda é um fator que impede muitos homens de realizar exames periódicos, sendo este o principal alvo a ser combatido com esta grande mobilização. Durante todo o mês, a fachada do Hospital Erasto Gaertner estará iluminada na cor azul, em apoio à campanha. 

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, assim como de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Manter o peso adequado à altura, praticar exercícios físicos diariamente, diminuir o consumo de álcool e não fumar, são hábitos saudáveis recomendados e que também ajudam na prevenção.

 

Câncer de Próstata

O câncer de próstata, órgão do aparelho reprodutor masculino, age de forma silenciosa e manifesta-se principalmente após os 50 anos. Na maioria dos casos, a doença só apresenta sintomas em estágio avançado.

Em 2015, um total de 1822 tumores foram registrados em homens no Erasto Gaertner e cerca de 21% deles correspondiam ao câncer de próstata. Segundo estimativa do INCA, são registrados 61.200 novos casos da doença por ano, sendo o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil. A existência de casos na família, obesidade e afrodescendência são fatores que aumentam o risco da doença.

Um diagnóstico precoce é uma potencial vantagem sobre a doença, por isso os exames de rastreamento são as principais armas contra a doença. Os exames envolvem a realização do toque retal e coleta de PSA (antígeno prostático específico em exames de sangue) – indicados para homens a partir dos 50 anos. Caso existam fatores de risco associados, o ideal é realizar cinco anos antes, aos 45 anos.

Câncer de Pênis

Apesar de raro, com maior incidência a partir dos 50 anos, a doença representa um total de 2% dos casos de câncer registrados no Brasil. Somente em 2013, o INCA registrou 396 mortes em decorrência do câncer de pênis. A higiene inadequada do órgão é uma das maiores causas da doença.

Outros fatores que aumentam o risco são o tabagismo, infecção por HPV (papilomavírus humano) e portadores de fimose que não conseguem expor a glande para limpeza.

Realizar uma higiene adequada, com água e sabão, diariamente e sempre após relações sexuais, conscientizar e ensinar as crianças sobre a importância da limpeza do órgão e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, são os principais métodos de prevenção do câncer de pênis.

Câncer de Testículo

O câncer de testículo corresponde a 5% dos casos registrados no país. A maior incidência da doença é em idade reprodutiva, sendo o tumor maligno mais comum em homens entre 20 e 40 anos. A existência de casos do tipo na família, infecção por HIV, pele branca e testículos fora da bolsa escrotal (criptorquidia) são fatores que aumentam o risco da doença. Homens que já tiveram diagnóstico de câncer em um dos testículos estão mais propensos a apresentar a doença no outro.

O diagnóstico precoce é extremamente importante no tratamento do câncer de testículo, sendo possível realizá-lo através do autoexame. Basta apalpar cuidadosamente cada testículo, após o banho. Rodar suavemente os testículos entre os dedos polegar e indicador em busca de nódulos sólidos, mudança de tamanho ou dor excessiva.

Lembre-se: é normal existir uma pequena diferença de tamanho e altura entre um testículo e outro.