Notícias

Palestra para laringectomizados - 11/07/2016

Ação faz parte da campanha de conscientização Julho Verde                                                      


Na manhã desta segunda-feira (11), o encontro do Grupo de Laringectomizados Totais do Hospital Erasto Gaertner, promovido pelas equipes de Fonoaudiologia e Psicologia, em conjunto com membros do Serviço de Cabeça e Pescoço, recebeu o psicoterapeuta José Cruz, de 83 anos.

José, que foi diagnosticado com câncer de laringe há 16 anos e passou por uma laringectomia total (procedimento de retirada da laringe), hoje ministra palestras sobre reabilitação. Durante a sua visita à instituição, o psicoterapeuta contou aos pacientes do Erasto Gaertner sobre a sua luta. “Durante um ano, após a cirurgia, eu usei a laringe eletrônica (aparelho que produz som com a articulação das palavras na boca), mas não me adaptei muito bem e procurei a utilização da prótese [traqueoesofágica]”, disse Cruz.

“As dificuldades para quem utiliza a laringe eletrônica são enormes no dia a dia, muitas vezes não conseguimos falar ao telefone, pois as pessoas acham que é algum trote ou simplesmente ignoram. Isso é algo que acontece muito pouco fora do país”. Para o psicoterapeuta, um dos maiores problemas no Brasil é a falta de divulgação e informação sobre a laringectomia total.

Após conhecer o tratamento com pacientes laringectomizados totais em algumas instituições fora do país, Cruz decidiu que precisava trabalhar melhor esta área no Brasil. Foi de onde partiu a iniciativa de realizar palestras sobre reabilitação. O palestrante ainda explicou sobre o processo cirúrgico para a colocação da prótese traqueoesofágica, que dura em média 15 minutos, e tirou dúvidas sobre a laringectomia total.

 

Julho Verde

A participação do psicoterapeuta, José Cruz, faz parte de uma ação do Erasto Gaertner, em parceria com a Atos Medical, em prol da campanha Julho Verde. A mobilização busca conscientizar a sociedade sobre o câncer de cabeça e pescoço – um tipo de câncer altamente prevenível. Durante todo o mês de julho, o Hospital promoverá ações de conscientização para chamar atenção para o tema. Além disso, a fachada da instituição ficará iluminada de verde demonstrando apoio à campanha.