Notícias

Palestra sobre Disfagia - 19/03/2018

Ação faz parte do Dia Nacional de Atenção à Disfagia                                    


O setor de Fonoaudiologia do Hospital Erasto Gaertner realizará na próxima sexta-feira (23) uma palestra no Auditório I da instituição com o tema Disfagia no Câncer de Cabeça e Pescoço, a partir das 09h. A ação faz parte da comemoração ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, lembrado no dia 20 de março, e que em Curitiba contará com atividades de diversas instituições. “O objetivo da campanha é de conscientizar e alertar a comunidade e profissionais da área da saúde sobre a importância da atenção à disfagia, qual o impacto deste sintoma na desnutrição, nos riscos de pneumonia aspirativa, no alto custo do atendimento de suas complicações e a qualidade de vida do nosso doente. Precisamos conquistar acesso à comunidade a este atendimento em todos os ciclos de vida, o fonoaudiólogo é parte importante nesta equipe de Atenção a Disfagia”, ressalta Camila Molento, fonoaudióloga do HEG.

Criada com o objetivo de auxiliar a população a reconhecer esse sintoma, a data busca alertar sobre os riscos da doença por meio de divulgações de prevenção e orientações sobre o que fazer diante da suspeita de disfagia.

O sintoma da disfagia pode provocar tosses frequentes durante ou após comer ou beber, assim como engasgos, sensações de alimento parado na garganta e dificuldade ou lentidão durante a alimentação. Além disso, a disfagia pode desencadear casos de desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa, entre outros.

A disfagia não é uma doença por si só, mas um conjunto de sintomas que indica que alguma alteração pode estar ocorrendo. Por isso, é importante estar atento aos sintomas descritos e procurar ajuda. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar os distúrbios da deglutição.