Dr. Luiz Antonio Negrão Dias recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Cirurgia Oncológica do Brasil
A Medalha de Honra ao Mérito da Cirurgia Oncológica do Brasil é um grande reconhecimento profissional pelos trabalhos prestados em prol da oncologia no país. Durante a II Semana Brasileira de Oncologia e o XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, realizados de 23 a 26 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro (RJ), o cirurgião oncológico, membro do Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner e presidente do Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (mantenedora do HEG), Dr. Luiz Antonio Negrão Dias, foi homenageado com a honraria.
O evento reuniu mais de dois mil especialistas em cirurgia oncológica do Brasil que puderam trocar experiências com profissionais de toda a América Latina, convidados de diversos países além da interação com oncologistas clínicos e radio-oncologistas. O tema principal que norteou os debates foi “O paciente oncológico como um todo”, já que os cânceres no geral representam doenças graves com impactos sociais e econômicos marcantes tanto para o paciente e seus familiares como também para a sociedade civil como um todo. A cirurgia representa a melhor opção terapêutica para maioria dos tumores sólidos em seus estádios iniciais, com doença ainda localizada.
Trajetória
A relação do médico Dr. Luiz Antonio Negrão Dias com o Hospital Erasto Gaertner remonta à década de 1980, quando ainda era acadêmico de Medicina na instituição. Sempre chamou a atenção pela liderança nata e pela vontade de fazer a diferença na vida de pacientes e seus familiares, tanto que em 1987 obteve o primeiro lugar na 28ª Reunião Anual de Cancerologia, no Hospital A.C. Camargo (SP). O trabalho, elaborado em conjunto com o médico Dr. Massakazu Kato, tratava do tema “Aspectos Epidemiológicos do Câncer de Cólon e Reto”. Foi a primeira vez que um estudo científico do HEG tinha este destaque na famosa instituição de saúde de São Paulo.
Recém-formado pela Universidade Federal do Paraná (1988), Dr. Luiz Antonio iniciou o Curso de Especialização em Cirurgia Oncológica no Erasto Gaertner e passou a participar ativamente nas atividades do hospital. Já como residente, ganhou o prêmio “Jorge Fairbanks Barbosa”, concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Com sua vocação para agregar pessoas e de formar equipes, em janeiro de 1992 foi nomeado responsável pelas unidades de internamento das Alas B e D. Naquele tempo, as alas, a UTI e o Centro Cirúrgico tinham um médico responsável e funcionavam de maneira autônoma. A partir dali, Dr. Luiz Antonio iniciou a reestruturação do setor, que era o único a contar com profissionais uniformizados.
Uma das marcas do oncologista sempre foi dar o seu melhor e a sua contribuição para a entidade, cujos pacientes, por vezes, sofriam as consequências de um tratamento agressivo contra o câncer. Pensando na dificuldade dos pacientes ostomizados ele criou, em 1933, o GIME (Grupo de Interesse Multidisciplinar em Estomaterapia), formado por profissionais das mais diversas especialidades. Dois anos mais tarde, lançou um vídeo de orientação, especialmente direcionado a estes pacientes, chamado “Alimentação para os Ostomizados”, envolvendo o setor de Nutrição. Também vale destacar que foi responsável pela organização do 1º Seminário de Estomaterapia, em setembro de 1994.
Já em julho de 1994, Negrão Dias assumiu a presidência da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), incentivando a realização do 1º Encontro Nacional das CCIHs dos Hospitais de Câncer, por entender a necessidade da união dessas comissões para discutir suas dificuldades e resultados.
Com personalidade competitiva, Dr. Luiz Antonio Negrão Dias já lapidava o espírito para a tarefa que iria empreender. Para tal, investiu na sua formação profissional, concluindo, em 1999, o Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Naquele tempo, o futuro da instituição já aninhava a alma do médico. Em uma entrevista para o informativo interno, logo após concluir o mestrado, afirmou: “Pessoalmente, acredito que o futuro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, envolvendo as unidades do Hospital Erasto Gaertner e Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa, poderá oferecer cursos de pós-graduação em Oncologia e por isso registramos mais esse motivo para que profissionais façam seus cursos de mestrado”.
Essa frase mais tarde viria a se concretizar, com a profusão de especializações, novas residências e cursos de pós-graduação criadas pela entidade.
Dr. Luiz Antonio Negrão Dias participou, ainda, de momentos marcantes na história do Hospital Erasto Gaertner, como a modernização da instituição do ponto de vista administrativo. A consolidação disso aconteceu em 2003, quando foi aprovado o novo estatuto da instituição, bem como um novo Conselho de Administração e Fiscal, que exigia a eleição de seus membros. Nessa mesma ocasião, foi elaborado um cronograma, dando as diretrizes básicas da moderna Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Ele foi superintendente do Erasto Gaertner entre 2003 e 2006. Sua gestão foi marcada pela modernização e profissionalização da instituição, sem deixar de fortalecer a identidade do HEG como referência na área e também a missão que representa os valores do hospital até os dias de hoje: de combater o câncer com humanismo, ciência e afeto.
Atualmente, é presidente do Conselho de Administração da LPCC, além de membro titular do Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner. Destaca-se, além disso, por sua atuação na área acadêmica, com muitos trabalhos publicados e participações em eventos nacionais e internacionais. É professor responsável pela disciplina de Oncologia do Curso de Medicina da Universidade Positivo, professor de pós-graduação na Universidade Positivo e Tuiuti do Paraná. É membro do Consinca (Conselho Consultivo do Inca - Instituto Nacional do Câncer). Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e já ocupou o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Também foi presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Cancerologia.