A primeira cirurgia com o equipamento acontece nesta manhã (21)
Após inaugurar o único Sistema Cirúrgico Robótico do Paraná e Santa Catarina, no início do mês de dezembro, o Hospital Erasto Gaertner realiza, nesta manhã (21), a primeira cirurgia com o uso do equipamento. O procedimento é realizado pela equipe do Serviço de Cirurgia Abdominal da instituição, para tratar um câncer de próstata. Também está prevista uma segunda cirurgia, comandada pelo Serviço de Ginecologia, no período da tarde.
O equipamento é composto por um sistema de três consoles interligados por fibra ótica, com os quais torna-se possível manipular remotamente, com visão 3D e enorme precisão de movimentos, instrumentos inseridos nas cavidades abdominal, torácica ou oral. Por ser mais assertivo e menos invasivo do que o método tradicional de cirurgia, o Sistema proporciona ao paciente uma recuperação mais rápida.
De acordo com o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, “o tempo de internamento pós-cirúrgico é reduzido em um terço, o tempo de cirurgia, para algumas propostas, pode dimunuir de seis ou cinco horas para apenas uma hora. O controle de dor, efetivamente pós o tratamento, é muito menor, em alguns casos, o paciente nem passa por dor”, reitera. O Hospital Erasto Gaertner é o segundo do sul do país a possuir o equipamento, mas o primeiro a usá-lo em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O robô vai operar nas cirurgias oncológicas nas especialidades de urologia, ginecologia e cabeça e pescoço.
A nova tecnologia foi viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), que tem a finalidade de captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer. Todo o dinheiro para o projeto foi captado por deduções do imposto de renda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.