Objetivo é diminuir os riscos e proporcionar atendimento de qualidade aos pacientes
Foi lançado, na manhã desta quinta-feira (28), o 4º Protocolo Institucional do Hospital Erasto Gaertner. Intitulado Protocolo da Cadeia Terapêutica, seu principal objetivo é garantir um atendimento de qualidade, sem a ocorrência de erros, aos pacientes. As ações para divulgar o material acontecem até o dia 03 de fevereiro, com palestras para os colaboradores dos setores envolvidos no atendimento.
Segundo o coordenador assistencial, Heleno de Souza Faria, este é o principal protocolo lançado até hoje dentro da instituição, pois envolve diretamente o contato entre o colaborador e o paciente. “O que queremos com este protocolo é justamente melhorar o atendimento ao paciente e excluir as chances de erro dos nossos colaboradores, eliminando os riscos em um tratamento”, explica.
“No atendimento, existem várias etapas como a identificação do paciente, medicação e aplicação de dietas. Muitas dessas etapas possuem horários específicos para acontecerem e essa é uma das medidas que buscamos com o protocolo, pois um medicamento fora do horário pode atrasar todo o tratamento feito até então”, finaliza o coordenador.
O Protocolo da Cadeia Terapêutica trabalha com o método dos “seis certos”, que engloba diversas ações que devem ser tomadas durante o atendimento. São elas: conferir dados do paciente, conferir as substâncias que serão administradas, certificar-se da dosagem correta na prescrição, administração da substância no horário correto, conferir a via de administração e realizar o registro dos processos.