HEG alerta para a prevenção do câncer infantojuvenil
O Setembro Dourado tem como objetivo a luta e a prevenção do câncer em crianças e adolescentes. Para reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença, o Hospital Erasto Gaertner ilumina sua fachada de dourado.
Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2016 cerca de 12.600 crianças e adolescentes, com menos de 19 anos, serão diagnosticados com câncer. A chefe do serviço de Pediatria do Hospital, Dra. Mara Albonei Pianovski, afirma que a cada ano no Hospital Erasto Gaertner são diagnosticados cerca de 150 casos de câncer nesta faixa etária. A médica também alerta para a importância do diagnóstico precoce. “A cura é obtida em cerca de 80% dos pacientes. Estas taxas são representadas, principalmente, por situações em que o diagnóstico é feito precocemente”.
Os tipos mais frequentes de câncer são: leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Entre os sinais do câncer em crianças e adolescentes estão: anemia, nódulos no corpo, ínguas, sangramento e hemorragias, dores nas pernas ou nos outros ossos, manchas brancas nos olhos, dores de cabeça e sinais de puberdade precoce (acnes, ganho de peso, voz grave, entre outros).
Como não existem exames diagnósticos preventivos específicos para o câncer infantojuvenil, é de extrema importância as consultas periódicas com o pediatra, além de os pais/cuidadores/professores relatarem qualquer alteração no comportamento ou no corpo da criança. A Dra. Mara afirma que os pais devem estar atentos para as modificações no corpo de seus filhos. “Adolescentes podem apresentar aumento de volume de testículo anormal, causado por tumor de células germinativas. Nessa faixa etária, é comum que não sejam levados ao médico rotineiramente, retardando o diagnóstico, se não estiverem bem informados. A quimioterapia, com ou sem transplante de medula, a cirurgia e a radioterapia são as modalidades de tratamento empregadas.”
As crianças e os adolescentes devem ser tratados em centros de referência, para obterem os melhores resultados. “O Hospital Erasto Gaertner é composto por equipes multidisciplinares, que garantem atendimento e apoio emocional, social e pedagógico para os pacientes e seus familiares, garantindo que após o término do tratamento, eles não tenham problemas de reintegração social.”
A Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) diz: “Em toda criança com câncer existe um adulto com grande chance de viver.”