Por meio do Núcleo de Práticas Integrativas, o Reiki é aplicado em pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição
Em outubro de 2023, a enfermeira do Hospital Erasto Gaertner, Mel Marques, fundou o Núcleo de Práticas Integrativas com o intuito de aplicar o Reiki em colaboradores, pois dentro do cenário oncológico temos um alto nível de estresse.
Este tipo de terapia energética trata o campo vibracional e ajuda na restauração do equilíbrio mental e emocional, pois auxilia no alívio dos sintomas da ansiedade, depressão, estresse e medo.
De acordo com a oncologista pediátrica, Dra. Mayra Lucchesi, o profissional que recebe o Reiki fica menos ansioso e reativo e, desta forma, consegue aperfeiçoar suas práticas de cuidado tanto com o próximo, quanto consigo mesmo.
Em março deste ano, o Núcleo de Práticas Integrativas passou a ofertar o Reiki aos pacientes oncológicos e seus acompanhantes, porque além de contribuir com a restauração do equilíbrio mental, esta terapia ajuda no controle de dores e tensões e auxilia nos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, facilitando o enfrentamento da doença e adesão ao tratamento.
Diversos pacientes relataram uma melhora significativa nos efeitos colaterais do tratamento, além disso, reforçaram que é uma técnica muito interessante e que deve continuar sendo aplicada.
A terapia é ofertada aos pacientes ambulatoriais e seus acompanhantes pelos voluntários do Núcleo que circulam diariamente pela instituição. Além disso, aqueles que estão no Transplante de Medula Óssea (TMO), Unidade de cuidados pré-operatório (UCP), UTIs, Repai, Hospice e Erastinho também recebem o atendimento dos voluntários do Reiki. Já os colaboradores, precisam entrar em contato para agendar horário
A analista de dados do Hospital Erastinho, Taís Barros, afirma que o Reiki auxilia muito no seu cotidiano: “essa terapia tem me ajudado a manter a serenidade e organizar melhor o raciocínio. É uma ferramenta muito válida para os colaboradores se manterem mais centrados e tranquilos, principalmente em um ambiente que precisamos estar assim para proporcionarmos uma assistência de qualidade”.
Para aplicar esta terapia no Erasto, é necessário ser reikiano certificado com no mínimo nível ll de Reiki. Além disso, os interessados passam por uma capacitação específica para atender pacientes oncológicos. Atualmente, o Núcleo conta com treze voluntários ativos e desde o início do ano já realizaram 650 atendimentos.
Os interessados em fazer parte do voluntariado do Núcleo de Práticas Integrativas devem entrar em contato por meio do telefone: (41) 99659-2428.
O reiki no Erasto já foi pauta de televisão, e você pode acompanhar a reportagem na íntegra clicando aqui.