Notícias

HEG implanta equipamento para cirurgias neurológicas - 27/07/2017

A instituição possui novo microscópio que possibilita procedimentos menos invasivos                                                           


O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Erasto Gaertner realizou na tarde do dia 25 de julho um procedimento que representa um grande avanço em cirurgias minimamente invasivas voltadas ao tratamento de tumores cerebrais, por meio de uma técnica inovadora, combinando o uso de duas tecnologias de ponta e uma substância fluorescente.

O principal trunfo para a eficácia da cirurgia e total remoção do glioma de alto grau - um tipo de tumor cerebral maligno - é a realização do procedimento orientado por fluorescência com uma substância conhecida como fluoresceína de sódio, juntamente  com o uso de um microscópio cirúrgico que possui um filtro de luz especial.

O glioma de alto grau é de difícil detecção e imperceptível aos olhos sem auxílio de equipamentos. “O tumor possui uma coloração próxima a do cérebro, dificultando a sua remoção em um procedimento cirúrgico. Com a utilização de equipamentos como o microscópio cirúrgico e a aplicação de substâncias fluorescentes, o risco de sequelas neurológicas cai drasticamente”, afirma o neurocirurgião do Erasto Gaertner, Dr. Samuel Dobrowolski.

Antes de iniciar a cirurgia, o médico utiliza o neuronavegador - equipamento que funciona como um “GPS” -  para estabelecer o planejamento da cirurgia. Ele identifica com precisão a localização do tumor e permite que seja feita uma incisão com a menor extensão possível.

Saiba mais: Neuronavegador facilitará cirurgias no HEG

Logo após, é utilizado um microscópio cirúrgico com um filtro luminoso conhecido como Yellow 560. Chegando ao local do tumor apontado anteriormente pelo neuronavegador, é injetada a fluoresceína de sódio. A substância identifica quase instantaneamente as células tumorais, emanando uma coloração e brilho em tons amarelados, diferenciando o cérebro das células cancerígenas.

Com o uso desta tecnologia e técnica inovadora, as chances de ressecção total do tumor cerebral é extremamente alta. O benefício para o paciente também é grande, já que a recuperação pós-cirúrgica é mais rápida e a eficácia do tratamento é aumentada.

O Zeiss-Pentero 900

O Erasto Gaertner é referência no tratamento do câncer no sul do país e pioneiro no desenvolvimento de conhecimento científico na área da saúde. A instituição também é reconhecida por seu moderno parque tecnológico e pelo conhecimento especializado de sua equipe multidisciplinar. Em junho deste ano, o Hospital implantou mais um novo equipamento: o Zeiss-Pentero 900.

Adquirido através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o microscópico Zeiss-Pentero 900 é uma tecnologia essencial para neurocirurgias oncológicas, nas quais existe a necessidade da utilização de lentes de alta resolução aliadas à intensa iluminação controlada, permitindo a visualização de imagens com alta nitidez, tanto para o cirurgião quanto para o cirurgião-auxiliar.