Notícias

HEG implanta medidas de enfrentamento ao COVID-19 - 01/04/2020

Foco das ações está na segurança do paciente e de colaboradores                                    


O Hospital Erasto Gaertner é o maior cancer center do sul do país e, pra prevenir a disseminação intra hospitalar do COVID-19, colocou em prática diversas medidas de enfrentamento nas últimas semanas, com foco em seus pacientes, médicos, colaboradores e voluntários.

Pacientes em vigência de tratamento oncológico pertencem ao grupo de risco e precisam de atenção redobrada na prevenção ao coronavírus. Ao mesmo tempo, sabe-se que a depender do tipo de câncer e estadio da doença diagnosticada, o tratamento oncológico não pode parar. A palavra de ordem na instituição é: segurança.

No campo organizacional, todos os trabalhos voluntários foram suspensos por tempo indeterminado, inclusive o da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Desta forma, diminui-se a o número de pessoas circulando na instituição e garante-se a proteção de todos os voluntários, já que muitos deles pertencem ao grupo de risco (acima de 60 anos).

Ademais, estão dispensados do trabalho, sem prejuízo salarial, todos os colaboradores que estão enquadrados como mais vulneráveis ao coronavírus. Foi implementado um sistema de home office para alguns setores e revezamento para equipes assistenciais, garantindo o bem-estar psicológico e o alívio do estresse enfrentado pelos colaboradores durante a pandemia. Em breve, uma unidade será disponibilizada como dormitório para funcionários da linha de frente que não se sentirem confortáveis em voltar para casa ao fim da jornada diária de trabalho, prevendo um espaço para isolamento por alguns dias para que garantam a segurança de suas famílias. O acesso deste público, bem como médicos e terceirizados, está restrito a apenas um local, no qual é feita a aferição de temperatura e outros sinais a fim de assegurar que possíveis sintomáticos mantenham-se afastados das rotinas internas.

A instituição tem apostado em orientações pelos meios internos, com boletins diários acerca das ações mais recentes para o enfrentamento do COVID-19. Este material contém também um registro histórico daquilo já divulgado desde o dia 18 de março. Todos os dias novas medidas são tomadas com base na evolução do contágio no Brasil e o objetivo é evitar conflitos de informação.

A rotina diária mudou em muitos sentidos, um grande exemplo é o refeitório do HEG, que ampliou o horário de atendimento para evitar filas e diminuiu o número de mesas e cadeiras para aumentar a distância entre os usuários. É obrigatória a limpeza dos celulares com álcool 70% e a lavagem das mãos com água e sabão e uso do álcool gel antes de adentrar o local. Foram instalados adesivos no chão, para orientar todos os colaboradores a manter uma distância de, pelo menos, 1,5m na entrada do refeitório.

Agora, a realização de reuniões está suspensa e a instituição tem dado preferência para conversas via aplicativos online. A correta e constante higienização das mãos, prática já comum no HEG, está sendo incentivada com mais assertividade neste período. 

Na área assistencial, grandes mudanças foram realizadas no que diz respeito ao atendimento do paciente. Inicialmente, todas as visitas estão suspensas, conforme Decreto n° 4230, de 16 de março de 2020, assinado pelo governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos em todas as unidades operacionais da LPCC, exceto pacientes da Pediatria e casos avaliados pelo Serviço de Psicologia e equipe de Enfermagem.

Uma grande estrutura externa foi montada, com áreas de espera cobertas na instituição, com laterais abertas, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações e locais fechados. Todos os pacientes estão aguardando externamente o seu horário agendado, entrando no HEG somente para realização da consulta ou procedimento. Além disso, os profissionais de enfermagem estão realizando triagem em todas as portas de acesso ao Hospital para checagem de temperatura e possíveis sintomas respiratórios. Caso sejam evidenciados sintomas associados (febre, coriza, dificuldade de respiração, tosse), alinhado às orientações vigentes, o Hospital Erasto Gaertner orienta o paciente a manter-se em isolamento domiciliar, tratando sintomas e tomando outros cuidados específicos. Casos emergenciais serão atendidos no Pronto Atendimento da instituição.

Com a suspensão das visitas, acompanhantes de pacientes internados em UTI, que antes participavam do programa de visita estendida e podiam manter-se 24h no local, agora dispõe de um local externo exclusivo para receber os boletins diários acerca da condição de saúde e evolução do familiar.

Por ser uma instituição de alta complexidade, com foco no tratamento do câncer, o HEG compreende a importância da agilidade e manutenção do combate à doença. Os pacientes que puderem ter seus exames, consultas e procedimentos adiados serão contatados diretamente, via telefone. Todas as equipes assistenciais estão trabalhando com as equipes médicas para verificar a necessidade de comparecimento ao Hospital de cada paciente atendido. A intenção é evitar deslocamento e exposição desnecessários, já que a maior prioridade é a segurança dos pacientes. Nenhum paciente terá o seu tratamento prejudicado.

Outro ponto importante é a importância da manutenção das doações de sangue. O Banco de Sangue do HEG busca manter seus estoques e, por isso, continua funcionando, com uma única alteração: agora, será preciso realizar agendamento de horário para evitar aglomerações. Os doadores também possuem um local apropriado e seguro (externo) para esperar o horário da doação. Eles também são submetidos à triagem antes de adentrar a instituição. Informações e agendamentos, clique aqui.

O Hospital Erasto Gaertner possui um canal de contato com o paciente e está à disposição para tirar dúvidas. O recomendado é evitar ligações para confirmações de procedimentos, visto que este contato será feito pelas equipes do HEG em até 48h antes da data agendada. Esta conduta visa prevenir o congestionamento das linhas telefônicas, mantendo-as liberadas para casos emergenciais. Solicita-se, de preferência, contato por e-mail clicando aqui.