Notícias

Solidariedade: doação de plaquetas pode salvar vidas - 17/01/2018

Entenda a importância de ser um doador                               


Muita gente procura o Hospital Erasto Gaertner para doar sangue em um ato de muita solidariedade e carinho, já que cada doação de sangue pode ajudar até quatro pacientes. Em uma instituição oncológica como o HEG, a doação de plaquetas por aférese também é importante para os pacientes em tratamento contra o câncer, especialmente os acometidos pelas leucemias. Mas qual seria a diferença entre estes procedimentos?

Para conseguir entender, é preciso saber que o sangue possui diversos componentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. As plaquetas, especificamente, são fragmentos celulares provenientes da medula óssea e sua principal função é participar do processo da coagulação, responsável pela suspensão das hemorragias. Pacientes com câncer sofrem redução do nível de plaquetas no sangue em decorrência da própria doença e do tratamento.

Durante a doação de plaquetas por aférese, também chamada de plaquetaférese, o sangue é retirado da veia do doador e passa por um kit estéril e descartável instalado em um equipamento responsável por separar as células, através de uma centrifugação. Nessa etapa, ocorre a separação e extração das plaquetas, enquanto os demais componentes do sangue retornam continuamente ao doador. O procedimento é um pouco mais demorado que uma doação de sangue podendo durar de 90 a 120 minutos dependendo do número de plaquetas, peso e altura do doador.

Diferentemente da doação de sangue, o intervalo mínimo de uma plaquetaférese e outra é de 48 horas, podendo o mesmo doador realizar, no máximo, quatro doações em um mês. Isso porque a medula óssea tem a propriedade de recompor rapidamente as plaquetas retiradas. Além disso, um único doador pode ajudar até três pacientes, sendo que a validade das plaquetas após a coleta é de cinco dias. Ou seja, uma doação de plaquetas por aférese pode ser o equivalente até 12 doações.  Por isso, é essencial mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da constante doação, lembrando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que uma pessoa só pode doar plaquetas até no máximo 24 vezes por ano. Ou seja, na média, duas vezes por mês.

De acordo com os critérios e exigências da ANVISA e do Ministério da Saúde, para se tornar um doador de plaquetas por aférese deve-se:

- Possuir peso mínimo de 50 kg;

- Não ter feito uso de medicações que alterem a função plaquetária nos últimos sete dias, como antiinflamatórios;

- Apresentar boa contagem de plaquetas (mínimo de 250.000 plq/mm³);

- Demais requisitos de doação de sangue, que você pode conferir aqui 

Para mais informações sobre doação de plaquetas, entre em contato com o Banco deSangue do Hospital, pelo telefone (41) 3361-5038.